5 Passos para sua empresa se tornar uma franquia.


Olá empreendedor.


O Sebrae apresentou que 60% das empresas com pouco mais de 5 anos fecham suas portas. Em especial há dois motivos que destacamos: Falta de vendas e/ou Falta de gestão.


Se tratando de franquias, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) este mesmo indicador de mortalidade empresarial cai para 5%. Isto significa que em tempos de crises ou tempos de crescimento, o modelo de negócios do Franchising é substancialmente mais seguro para perpetuar seu negócio.


Mas como preparar minha empresa para ser uma franquia?


Neste texto vou explicar com exatidão os 5 passos para formatar sua marca em uma rede de franquias.


1 Passo: MODELO DE NEGÓCIOS


A modelagem de negócios é feita para garantir que sua empresa tenha uma possibilidade de escalar e replicar o seu modelo. A criação do modelo de negócio franqueado é importante, pois é diferente uma pessoa vender cachorro quente de vender empresas que vendem cachorros quente.


Para isso precisasse estudar toda a cadeia que seu negócio está inserido, para encontrar os melhores caminhos e stakeholders que facilitem a entrada da sua empresa num mundo completamente novo.


O plano de negócios é desenvolvido em base de cenários mercadológicos, políticos e sociais e será a fundação da sua formatação, pois o empreendedor tem muitas vezes a capacidade técnica sobre os seus negócios e sobre um mercado que já está inserido, porém, quando inserido em um novo ambiente é necessário estar completamente seguro dos caminhos a serem seguidos.


A modelagem de negócios contempla também a parte financeira com base nas informações dos cenários, capacidade produtiva, modelo operacional e valores.


Franquia nada mais é que, replicar um modelo já existente e que “deu” certo. Sendo assim é importante traçar caminhos financeiros tanto para a unidade franqueada quanto para a franqueadora.


Em Resumo: Atividades correlacionadas entre si, para definição da melhor modelagem de trabalho proposto e consequente o modelo de negócio mais franqueável e escalável.


BMG canvas














2 Passo: FORMALIZAÇÃO DOCUMENTAL


Não cogite “baixar” uma COF (Circular de Oferta de Franquia) da internet, mudar as informações e maquiar este documento para sua empresa.


A COF é um documento extremamente importante que é regido pela lei de franquias número 13.966 de 26.12.2019. Este documento contempla-se todos os pontos de grande relevância a serem evidenciados aos futuros franqueados. E sem este documento, sua franquia “não existe”.


Cada franquia tem que ter sua COF única e desenvolvida para si.


Neste passo também trabalhasse outras peças jurídicas, como: pré-contratos e contratos de franquias, fichas de análise de viabilidade financeira e pessoal dos candidatos e NDA.


Em resumo: Atividades relacionadas a documentação, formalização e peças jurídicas, que juntas são parte fundamental para a formatação de uma franqueadora, uma vez que a ausência de tais documentos, caracteriza-se fora da lei de franquias.





3 Passo: ESTRATÉGIA DE MARCA


Este é um ponto fundamentalmente importante para uma empresa que queira crescer como franquia, pois, é evidenciada a sua marca ao mercado, bem como a apresentação comercial desta nova franquia.


A estratégia de marca, é uma forma de comunicar sua marca com o ambiente externo, e se inserir no mundo do franchising consistentemente com uma comunicação adequada.


Em resumo: Nesta ação a marca é colocada em evidência e mapeada a força de vendas necessária para atingir os resultados esperados e traçados.


brand de marca de franquias













4 Passo: KNOW-HOW FRANQUEADOR


Passo tão ou mais importante que todos os anteriores até aqui descrito para sua empresa se tornar uma franquia. Aqui, é descrito como fazer, em que momento fazer, de que forma fazer, o porquê fazer...


É descrito em manuais a transferência do know-how da empresa “que deu certo”, a franqueadora, e é o que o seu futuro franqueado espera de você.


Os manuais são documentos, vídeo aulas, apostilas e etc. que carregam consigo uma didática que transferira tudo aquilo que o franqueador sabe e passou para a unidade franqueada adquirir a experiência em menor período de tempo.


Lembra no início do texto, que a taxa de mortalidade da franquia é imensamente menor do que de empresas de “bandeira Branca”, justamente por essa transferência do saber.


Indicamos que toda franquia tenha ao menos quatro manuais: Manual de Implantação, Manual de Gestão, Manual de Operação, Manual de Marketing. E obviamente, estes documentos variam de segmento a segmento, uma vez que, é necessário entender qual o ambiente que o negócio está inserido e desenvolver os manuais conforme a necessidade de cada área.


Em resumo: Nesta fase é abordado toda gestão, como forma de segurança nos controles. É abordado a comunicação com seus franqueados e parceiros através de manuais para transferência de know-how e padronização da rede.


Know-how de franquias


5 Passo: PLANEJAMENTO DE EXPANSÃO


Neste momento sua franquia está preparada e pronta para alcançar novos voos e patamares. Então dedicasse ao trabalho de expor sua marca, identificar onde expor, identificar caminhos de venda, criar rotinas comerciais, funil de vendas, speeches.


O planejamento de expansão é necessário ser revisto anualmente, identificar oportunidades e melhorias nos processos e galgar lugares que julgam ser importante ter uma unidade da sua marca.


Este momento é de suma importância a sua dedicação e sabedoria em trabalhar para a escolha de pontos comerciais (Se for o caso) quanto o franqueado correto para sua marca, através dos perfis indicados na formatação.


Em resumo: Após a formatação consistente e pronto para operar, com segurança de informações, peças jurídicas e conforme seu modelo de negócios escalável e franqueável, iniciasse a fase de crescimento da rede.


Formatar é transformar seu negócio em uma franquia. Este processo é complexo, mas com o auxílio de um roteiro adequado, informação e orientação e muita dedicação é possível chegar ao sucesso.


Uma das coisas mais difíceis é conseguir visualizar tudo o que é necessário para transformar a sua empresa em uma franquia, para isso, desenvolvemos um mapa mental para demonstrar ponto a ponto o que é necessária verificar, acompanhar e modificar em seu negócio para que sua empresa cresça através do Franchising.


Mapa mental de formatação de franquia

O setor de Franchising teve aumento de 5,9% no faturamento do 2 trimestre 2019 se comparado ao mesmo período do ano anterior.


Houve também o aumento do número de empregos diretos gerados pelo setor de franchising derivado da retomada da expansão, em comparação no mesmo período de 2019, cresceu em 10%.


Aproveite esses números e cresça através do Franchising. Converse com um especialista BÊÀBÁ em franquias e saiba como fazer esses 5 passos na sua empresa.

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