Expansão de franquias em função da escalabilidade
Olá pessoal, primeiro blog de 2019!
E vamos falar hoje sobre como através de franquear sua marca, pode-se provocar interesse no negócio para outras pessoas...Boa leitura!
Franquear significa: dar permissão
Franquear uma marca significa permitir a utilização do conhecimento que o negócio em rede proporciona, conceder suporte qualitativo para o alcance das metas referenciadas pelo padrão, autorizar o uso da identidade e do know-how do negócio.
Ter uma Franquia significa adquirir a presunção de sucesso que um negócio pode oferecer, isso devido a experiência que este negócio já possui no mercado.
Não é a mesma coisa que iniciar um projeto sozinho, independente e autônomo, pois para produzir e vender produtos e serviços, temos a responsabilidade sobre o mercado, portanto é sabido o porquê que o mercado das franquias sempre cresce: adquire-se um negócio que já passou por fases críticas de desenvolvimento e gestão, que o torna mais atraente sob o ponto de vista do sucesso, entretanto temos dois desafios, encontrar uma empresa que transmita os valores necessários, tais como: confiabilidade, credibilidade, suporte e também a “famosa” escalabilidade.
Escalar significa: crescer com consistência e continuamente ao mesmo custo
Ter um negócio escalável significa aumentar a quantidade de entregas (produtos e serviços), sem que tenha que aumentar os custos proporcionais, ou seja, a escalabilidade tem como objetivo o aumento do volume nas atividades de produção, mas sem a ampliação dos custos do negócio.
Um negócio com boa escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, gerando assim um alto potencial de expansão.
Escalar é um conceito novo nos negócios, pois surgiu a partir de empresas conhecidas como start-ups: negócios incertos com alto potencial de crescimento que vincula riscos e ganhos em níveis diretamente proporcionais.
É sempre bom lembrar que a escalabilidade de uma empresa pode ser utilizada como um índice do potencial de crescimento do negócio. Ela serve, entre outras coisas, para mostrar ao empreendedor como e onde ele está ou vai falhar no investimento do negócio. Além disso, esse indicador é um dos mais observados por investidores anjos que querem dar um "up" em novos negócios.
Um negócio para ser escalável deve apresentar três características básicas: ser ensinável, valioso e replicável.
Ter um negócio ensinável é necessário para que o empresário consiga repassar o seu processo produtivo a qualquer membro da equipe, tornando a expansão um processo mais fácil e seguro.
Já o negócio valioso é gerado por meio da especialização em uma atividade específica bem produzida, que por consequência se distinguirá dos concorrentes, agregando mais valor ao produto que está sendo oferecido.
Por fim, o item replicável diz respeito ao fato do seu processo ter sucesso no quesito multiplicação e geração de receita recorrente, demonstrando que o seu modelo de produção funciona e que há mercado para expansão.
Como transformar minha franquia em um empreendimento escalável?
Uma das formas mais conhecidas para gerar expansão em um negócio é abrir espaço para o já conhecido sistema de franqueamento, pois através das franquias é possível crescer em quantidade, em vendas, em número de clientes.
Para se ter um modelo de negócios franqueável e ao mesmo tempo cumprir um dos requisitos básicos da escalabilidade, devemos aprimorar os serviços que a franqueadora oferece, tais como: estimulo às vendas, especializar o suporte, sustentar a padronização e ensinar os empreendedores sobre os caminhos da gestão bem sucedida, tudo isso sem o aumento proporcional de gastos.
Fácil! não é?
Outra forma bastante comum, é o licenciamento do know-how e da marca da empresa, elaborando modelos de negócios mais enxutos e dinâmicos, em que é possível aumentar o faturamento da franqueadora, com direitos de uso (royalties), ao mesmo tempo que os custos permanecerão os mesmos.
Vale ressaltar que a escalabilidade é o valor mais observado por fundos de investimento, por operadores do mercado, que visam investir apenas em empresas com forte potencial de crescimento e lucro.
Por isso, tanto startups quanto empresas maiores devem estar atentas aos seus níveis de escalabilidade, buscando sempre pela melhora de qualidade neste índice.
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