Minha empresa pode se tornar uma Franquia?
Provavelmente se você tem um negócio interessante, ja ouviu a seguinte pergunta:
"É Franquia?"
Vamos lá, esta pergunta já indica que seu negócio tem potencial para se modelar em forma de franquia, expandir-se exponencialmente vendendo unidades franqueadas, rentabilizando seu fluxo de caixa através de vendas de unidades e de royalties mensais e elevando e consolidando o nome da sua empresa em diversas regiões do pais e quem sabe, do mundo. Parece perfeito, não é?
Agora me responda:
Então por qual motivo sua empresa não é uma franquia?
Além disso, você ja deve ter ouvido falar que o segmento de franquias, cresceu mesmo diante da crise econômica. Segundo a ABF (Associação brasileira de Franchising), o setor cresceu 5,1% no 1º TRI de 2018 em relação ao mesmo período de 2017.
Agora, você deve estar se perguntando:
Será que a minha empresa pode ser uma franquia?
Por onde posso começar?
Se você pensou algo assim ou parecido, este artigo é para você! Portanto, leia-o até o final e surpreenda-se com as possiblidade.
Agora, vou tentar responder suas duvidas:
1) Será que a minha empresa pode se tornar uma franquia?
SIM!
Este é o momento de uma decisão muito importante, e talvez a melhor decisão sobre o seu negócio. Porém é necessário a formatação do seu modelo de negócios para que ele se torne replicável, escalável e rentável.
Muitas vezes empreendedores conhecem muito sobre seu produto ou serviço, mas pode vir a pecar sobre a ótica mercadológica ou financeira, é necessário que os três aspectos "Operacional, Mercado e Financeiro" estejam alinhados escalavelmente. Pois "vender Cachorro quente", é diferente de "vender um negócio que vende cachorro quente".
Ao longo dos nossos serviços, identificamos que quase todos os negócios podem se tornar uma franquia, mas o desafio é encontrar o melhor modelo de negócios adequado a sua empresa.
2) Por onde posso começar?
O inicio se dá através da analise de franqueabilidade do seu negócio. Uma vez feita, identifica os próximos passos, na certeza de uma direção correta.
Após este processo, é iniciado a formatação de franquia, onde é trabalhado seu modelo de negócios tornando-se escalável e replicável.
Não é um trabalho simples e rápido, mas é um trabalho possível que todo empresário pode almejar em sua empresa. Dentro da formatação, entra vários outros aspectos necessários, você pode conferir aqui.
Depois de ler que há possibilidade de tornar-se uma empresa franqueável, deve estar se perguntando, se é muito caro todo este processo. Certo?
Tudo vai depender do nível de gestão da sua empresa, a complexidade do negócio, a necessidade de outros profissionais ligados ao ecossistema de franquias, aos departamentos ja existentes e etc.
É difícil mensurar neste momento, em valores o investimento, mas haverá!
O importante é que dentro da analise de franqueabilidade, alguns aspectos são descobertos e talvez enxugados para economizar nos investimentos.
Importante, não caia na tentação de fazer um contrato de franquia e sair vendendo por ai. O ônus de antecipar processos e não contar com especialistas ficará muito mais caro e perderá um tempo precioso para o crescimento do seu negócio.
Se tiver duvidas, fale com os consultores da BÊÀBÁ dos negócios.
Até a próxima.
Comentários