5 Dicas para transformar sua ideia em Negócio!

April 3, 2018

Nem sempre grandes ideias, serão grandes negócios.

Mas para sabermos se essas ideias virão a se tornar negócio um dia, precisamos sair na inércia e colocas em prática. 

As ideias são sementes, que criam possibilidades a mudança e para a criação, mas apenas com elas nada fazemos. Por isso, reunimos neste texto, 5 dicas para suas ideias saírem do papel e vocês partirem para o empreendedorismo real.

 

1 - Não espere demais. 

Muitas vezes esperamos o momento certo para tirar aquela super ideia do papel, mas... qual o momento certo para isso acontecer?

Na verdade não há o momento certo, o que há é o nosso momento! 

As vezes pode parecer contraditório, mas ficarmos pensando muito, nos leva a criar inúmeras críticas, antes mesmo do produto ou serviço ser lançado. Obviamente, precisa-se estudar o mercado, criar algo de valor e ouvir opiniões, mas o que definirá o lançamento é o seu posicionamento! Portanto, crie, estude e ouça, mas acima de tudo isso, FAÇA!

 

2 - Busque compreender o Ecossistema do seu futuro negócio.

Para compreender o seu ecossistema, precisa mapear todas as partes interessadas em seu negócio, ou seja, stakeholders. 

Os stakeholders do seu negócio, é o publico estratégico e descreve as pessoas que tem interesse em sua empresa. E quem tem interesse em minha empresa que preciso mapear?

Seus clientes, seus concorrentes, seus fornecedores, seus colaboradores, a comunidade local, o governo, em outras palavras, praticamente todos a sua volta. 

Portanto, mapeie, converse com o máximo de stakeholders possíveis, crie um conceito do seu ecossistema, pois assim, provavelmente saberá os passos e os valores que seu negócio entregará.

 

3 - Conheça com profundidade seus potenciais clientes.

 A importância em conhecer com profundidade seus potenciais clientes ou usuários, é para mensurar quais tipos de necessidade você deverá suprir.

Alem de ter uma boa ideia, compreender todos seus stakeholders, há a necessidade de colocar a qualidade do produto ou serviço à prova, sabendo o que será entregue e qual a solução que isto trará ao cliente. Com o mercado em constante movimento, hoje não basta apenas ter uma ideia estruturada, precisa-se entregar muito valor. 

Aqui o valor não se refere a preço ($), mas sempre faça a seguinte pergunta. No que o meu produto ou serviço seria a solução ao meu cliente?

Tenha certeza que com esta resposta simples, você começará a conhecer mais a fundo o mundo dos seus possíveis compradores da sua ideia.

 

4 - Não tenha medo em compartilhar.

Peça o máximo de opiniões possíveis sobre a sua ideia. Muitas vezes não pedimos feedback sobre nossos projetos, por achar que são ideias ruins ou que são ideias formidáveis. 

Quando imaginamos que as ideias são tão ruins a ponto de não compartilhar, há um grave problema e deve-se analisar o conceito, já que temos que nos colocar como os primeiros consumidores deste produto ou serviço.

E quando pensamos que a ideia é muito boa para não compartilhar com medo de expor e "perder-la", também é um grande erro.

Precisamos saber filtrar as opiniões dos interlocutores a nossa volta, reter o que é bom e jogar fora o que não presta!

 

5 - Tenha um plano de negócios estruturado.

O plano de negócio é uma ferramenta que irá guia-lo por todas as etapas inicias da sua ideia e com toda a certeza é o passo fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Com o dinamismo do mercado, o plano de negócios mudou e se modernizou junto a realidade atual. Hoje precisa-se ter certeza do modelo que você esta apostando e nesta evolução o plano tem que contemplar testes rápidos  que mostram os prognósticos de cada situação.

Nós da BÊÀBÁ dos negócios, somos especialistas em ajuda-los a organizar e monitorar os planos, de forma dinâmica e com o conceitos em Design Thinking, utilizando 5 passos dentro do plano de negócios:

Definição do Modelo de Negocio;

Planejamento Estratégico;

Análise de mercado;

Planejamento em Marketing;

Projeções financeiras.

Dentro de cada passo acima mencionado, há uma série de etapas para validar sua ideia, e consequentemente galgar o sucesso esperado. 

Clique aqui e solicite nosso contato para ajuda-los no seu plano de negócios.

 

Essas são as nossas 5 dicas para que sua ideia saia do papel, esperamos que você goste e que aproveite cada uma delas.

 

Agora, mãos a obra!

 

Sua empresa grande nos faz grande!

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Expansão de franquias em função da escalabilidade

January 3, 2019

1/1
Please reload

Recent Posts

February 5, 2019

Please reload

Archive